Os artistas

A cena cultural na Cidade Ocidental passou a se desenvolver a partir dos anos 1980. A moda na época (final dos anos 1980) era organizar concursos de dança.

No início dos aos 1980, era moda aos finais de semana, ir para festas organizadas dentro do CEO. Pessoas como o DJ Sérgio “Bico Fino” (quem tem mais de 35 anos deve se lembrar dele), norador da SQ 16, juntava sua enorme aparelhagem de som e levava gratuitamente para o Colégio para animar as noites de sábado da galera. Ele foi pioneiro em matéria de discotecagem e repertório em Cidade Ocidental. Graças a ele as pessoas tiveram contato com os ritmos dançantes da época. Sérgio influenciou muitos DJs da época. Entre ele podemos destacar alguns: Marconi, que tocou na Boate Vem Viver e ainda anda por aí em seu carro de som, DJ Marinho, que tocou muitos anos na boate Hollyday, entre outros.

Havia dezenas de grupos de dança na cidade. Assim como há grupo de Axé e Funk hoje em dia, os grupos daquela época tinham sua torcida, seu uniforme, sua coreografia e suas músicas preferidas. O ritmo era o funk (Ritmo Americano, derivando do Rithmn & Blues, mais swingado com batidas dançantes que mais tarde originou o Rap). De lá pra cá, muita coisa mudou. A partir dos grupos de dança, surgiram os grupos de Rap. Estilo americano originário dos bairros negros dos Estados Unidos. Entre os mais famosos grupos de dança havia os Demo’s Funk. Liderados pelos irmãos Edílson e Edimilson. Pioneiros do estilo na cidade. Power Dance, seu maior concorrente e o Grand Masters Dance. Equipe novata na época, mas que proporcionou grandes momentos àqueles que gostavam do estilo “black” de dançar. Erroneamente associado à marginalidade, o estilo “funk de ser” tinha, inconscientemente o dom de fazer com que seus fãs desenvolvessem o espírito de equipe e tirar do ócio seus componentes. Prestou um grande serviço à comunidade, sem saber e sem ser devidamente valorizado e respeitado. Diversos projetos sociais, hoje em dia, utilizam dos mesmos fatores de motivação para executar seus projetos junto às comunidades, como a CUFA e o Projeto Casa do Hip-Hop.

Outros estilos também se destacaram. O Rock também marcou época. Simultaneamente ao advento de Legião Urbana e outros, a banda Nomes Feios surgiu para uma longa carreira. Marcelo, mais conhecido como “Zumby” foi o idealizador. Graduado em Estatística pela UnB, chegou a organizar e manter, junto com Roca Melo, o Grupo Guararapes de Escotismo. Uma alternativa ao conhecido ócio de nossa cidade e uma iniciativa inovadora que não encontrou par em nossa Cidade até hoje. São os moradores de nossa cidade buscando soluções e incentivando gerações a combater os males da sociedade “moderna”.

Anúncios

4 comentários em “Os artistas

Adicione o seu

  1. É com muito prazer que lhes escrevo para ressaltar nesse pequeno trecho o quão interessantes foram os diversos movimentos da Cidade Ocidental e em todas as suas vertentes. A ebulição do Funk e Rock em profusão. A arte teatral e musical, do Rock ao Heavy Metal. Do Grupo Suburbios aos Demo’s… muita coisa boa rolou. E deixa saudade.. assim como o DJ Marinho, que deus o tenha ao seu lado fazendo festas. Um abração professor e que continuem iluminando o caminho dos nossos jovens, unindo corações e mentes em prol de um mundo melhor, mais justo e mais gostoso de se viver.

    Curtir

  2. Quando cultura e lazer siquer se comentava na CO, com meu Ovation, aos sabados, num bar frente a Feira que se instalava proximo a Telebrasilia, fazia uma animação com músicas do Alceu Valença, Fagner, Zé Ramalho, etc… A coisa até que ficava animada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: