Lazer e Cultura de Cidade Ocidental

Até o final da década de 1980, a cidade era apenas um núcleo. Finalmente no ano de 1989, elevou-se à categoria de Distrito de Luziânia. Nos endereços de correspondência, era imprescindível colocarmos: Cidade: Luziânia. Bairro: Cidade Ocidental. Fato que irritava e atrapalhava qualquer morador.

Enquanto isso, os cidadãos iam se mobilizando. Seja politicamente ou buscando formas de diversão. Frente à falta de opções de lazer, clubes noturnos surgiram e desapareceram. Alguns marcaram época. O pioneiro foi o Clube Vem Viver, localizado na SQ 13. O local reunia centenas de jovens em busca de diversão. Na época, final da década de 80, os ritmos do momento eram o Funk e o Rock’n’Roll, com destaque para as bandas nacionais que estavam surgindo na ocasião.

Vários grupos e bandas foram pioneiros em Cidade Ocidental por divulgar a cultura.

Nomes Feios
  • Nomes Feios – banda de Rock em atividade até hoje. Clique no link para conhecer. http://nomesfeios.tnb.art.br/
  • Demos Funk – Grupo de Dança
  • Grandmasters Dance – Grupo de Dança
  • Squema Seis – Banda
  • Mantra – Banda de Rock

Confira depoimento de um dos fundadores da banda Nomes Feios concedida em 2010.

Havia outros locais na cidade, mas convém citar apenas os mais populares. Entre bailes, shows e concursos de dança, as brigas começaram a ficar frequentes nesses locais. Fato comum para lugares de grande rotatividade de pessoas. Mais tarde, o clube foi arrendado por Cid e Gina Lima. Pessoas bastante conhecidas por sua orientação política e seu envolvimento com o futebol e a Educação local. O estabelecimento ganhou novo nome. Passou a se chamar Holiday. E com isso ganhou notoriedade fora dos limites do futuro município por sua diversidade de eventos. Houve a realização de desfiles, matinês, concursos de dança, shows de artistas nacionais e de festivais de bandas locais.

Mais tarde a casa fechou. Outros clubes funcionaram no local. Hoje funciona uma Academia onde antes funcionava uma igreja protestante. Fechou assim como o lugar que outrora fora chamado de Pizzaria Amore Mio. Anos antes da Holliday, esse local, localizado na SQ 16, abrigou bandas como Raulino e Squema Seis, esta última em início de carreira.

Local onde funcionou diversas casas noturnas. Holyday, Nostalgia, Point, Vem Viver..

Pracinha da SQ 11.

Construção das quadras e do Ginásio Ayrton Senna.

Praça Santo Antônio, antes da construção da Igreja Universal.

Anúncios

10 comentários em “Lazer e Cultura de Cidade Ocidental

Adicione o seu

  1. Meu caro André, louvável a iniciativa de divulgar e levar a informação da história da nossa querida Cidade Ocidental. Você é, com certeza, o único a fazer isso. Parabéns pelo despreendimento e pela iniciativa.
    A titulo de contribuição e para que a informação seja a mais correta, a primeira casa noturna da cidade não foi o Vem Viver e sim a discoteca do Honorato (SQ 11 Q 8) a segunda foi a Zum-Zum (Sq 12).
    Valeu André e é isso ai, não deixe a nossa história morrer.

    Curtir

    1. Valeu meu velho amigo Magal!
      Taí a informação de quem vive na Cidade há muitos anos.
      Realmente tinha esquecido da Zum Zum que ficava atrás de onde hoje é o Açougue do Piu-piu.
      Cheguei a ir lá algumas vezes, quando era pequeno, mas sem nunca entrar lá, já no fim das suas atividades.
      A do Honorato eu realmente desconhecia.
      Valeu pelas informações.
      Abs!

      Curtir

  2. Parabéns André!!!!
    Antes das discotecas nós íamos as “Festinhas” na 11, 15 ,etc produzidas pelo Régis, Rocha e Cia e não podemos deixar de fora o Sambaki,rsrs

    Curtir

      1. Caro Brito, analisando todo o escrito, resolvi tambem colocar minhas palavras, morei na Cidade Ocidental de 1982 a 1993, vivi quase tudo isso, Vem Viver , Sambaqui e outros, até estou lembrando de sua fisionomia, sou ainda da época do Professor Robson ” o terror da matemática, lembra da Banda Naja, dos Nomes Feios, do Bangá, do Zumbi, dentre outros, êitia tempo bom…..isso não volta mais.
        Valeu pela iniciativa.

        Curtir

  3. Boa noite a todos.
    Tempo bom aquele, da década de 80
    Pena que o Rock pauleira da BANDA NAJA não está sendo lembrado
    Onde tinha seus componentes
    Líder guitarrista e vocal Ademar, Valmir (gordo) na bateria , Sergio Contra baixo. tocava muito meu velho. Colocava todas essas bandinhas nomes feios e outras mais no bolso.
    A banda Naja tinha letra e instrumental pesado.
    Era a que mais tocava na região ,pena que tudo acabou.
    O Ademar morreu , sergio baixista V irou pastor,

    Curtir

  4. Oi André? Vi vc crescer, sabia? Qdo mudei pra Cidade Ocidental, o Sr.Guedes (administrador) ainda cumpria sua gestão. Me lembro que foi na padaria “Trilha do Pão” que conheci Antonio Lima num discurso convincente de que poderíamos sim lutar pela nossa emancipação! Fiz propaganda dele por onde eu passava… Participei desse movimento! Qdo ele foi eleito, não conhecia mais ninguém e isso me entristeceu! Consegui trabalhar como professora no Friburgo em 1994 e 1995 e no final 1995 fiz concurso público e passei… Até hoje estou como professora nesse município. Pesquisei… Pedi apoio… E nunca consegui escrever a historia de cidade Ocidental. Na gestão de Plínio Araújo trabalhei como diretora da biblioteca pública municipal José Sarney. Montei 7 pastas com uma apostila com as informações da história do nosso município. Com o tempo montei outra apostila totalmente de minha autoria. Qdo entreguei o cargo tudo acabou… Mas que bom que pelo menos Lander conseguiu apoio e lançou todos os livros que contam tantas histórias, queria ter feito parte dessa fase também! É triste qdo vc fez parte de fatos tão importante e de rrepente me tornei transparente! Deus te proteja sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: