História de Cidade Ocidental é contada em livro pela primeira vez (Resenha)

Lançado em junho deste ano, o livro “Cidade Ocidental Contada Pelos Seus Pioneiros”, por si só já é um fato histórico.

Escrito pelo jornalista ocidentalense Lander Jorge e prefaciado por André Brito, o livro é fruto do amor que ambos tem pela cidade. Lander Jorge visitou diversos pioneiros, folheou  jornais antigos da região, visitou locais históricos e promoveu o resgate da cultura local através da literatura contida em seus escritos.

O livro conta com várias colaborações que decidiram não apenas dar seu testemunho, mas contar eles próprios sua história. Desde religiosos, como o frei franciscano Januszewicz que fundou o tradicional Jardim Imaculada, casa religiosa que abriga seminaristas e padres até Francisco Porto, músico, que conta a história do Rock Ocidental, iniciado em 1980.

Lander aborda a construção da Cidade, quando esta ainda era uma fazenda, passando por todas as dificuldades típicas das cidades pequenas, atravessa toda a luta que foi a emancipação, traça um perfil dos primeiros prefeitos e vereadores e relembra as lendas urbanas e rurais que fazem parte do imaginário popular.

Embora seja uma iniciativa pioneira, escrever um livro que conta de forma descontraída a história da cidade, o livro peca por não ter registro no ISBN (a certidão de nascimento dos livros) e seus capítulos não estarem ordenados por assunto, tornando seu sumário muito extenso, além das normas da ABNT que regem o posicionamento dos elementos textuais não terem sido seguidos pelo diagramador.

Mas as poucas falhas são compensadas pela brevidade dos capítulos, que não necessitam ser lidos em ordem cronológica.

De ínicio parecia um daqueles inúmeros projetos “de gaveta”, que jamais saem e são efetivados. Sempre que falava-se da publicação de livros sobre a cidade, alguém vinha com a velha frase: “também vou publicar um” emendando com “já está prontinho”. Nada contra, se considerarmos que quanto mais livros circulando, contando nossa história, tanto melhor, afinal a cultura não pode parar.

Portanto, esse é um livro essencial sobre uma pequena parte do Brasil, que o Brasil não conhece, embora tão próxima do poder, Brasília. Localizada na região metropolitana da capital, conhecida como Entorno do Distrito Federal e às vezes denominada de Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno – RIDE, Cidade Ocidental conta com pouco mais de 60 mil habitantes e problemas de cidade grande (clique no link para conhecer mais sobre a história da cidade).

3 Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.