5 motivos para a criança com autismo aprender inglês

Dicas e iniciativas que reduzem o comprometimento neural dos pequenos, causado pelo autismo

Aprender um novo idioma não é uma decisão difícil, como muitos pensam. Nos dias de hoje é fácil encontrar razões que levam as pessoas a procurar um curso, como por exemplo: entender as músicas que mais gosta, seguir aquela sua série favorita, entre diversas outras razões.

Mas é preciso estar atento às verdadeiras motivações e quais os objetivos práticos a longo prazo. Não se aprende uma língua estrangeira em apenas um semestre. No curso você tem a oportunidade de ampliar seu vocabulário e tomar posse de técnicas para captar as palavras chave e dar respostas que podem ser compreendidas por seu interlocutor.

O psicólogo e gestor educacional da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, lista cinco motivos para a criança autista ter contato com outra língua, aprender inglês e melhorar o seu dia a dia.

1. Ampliar as palavras: cerca de 30% das crianças autistas conseguem desenvolver linguagem verbal. Instigá-los a se comunicarem é uma das tarefas dos docentes e pais. Quando aprendem um novo idioma, ou seja, amplia-se a capacidade de armazenamento no cérebro e pode aumentar as chances de desenvolver a comunicação verbal.

2. Reduz o risco de depressão: Isso porque a sala de idiomas promove uma sinergia entre alunos e materiais didáticos. Apesar de o autista ter problema para se relacionar, quando isso acontece sem cobrança, todos os envolvidos só têm a ganhar.

3. Aumenta a criatividade: Os autistas geralmente têm uma capacidade de memória acima da média e por serem muito focados conseguem captar o máximo de informações quando se consegue a atenção deles. Logo, conquiste o entusiasmo desse aluno na sala de aula através de outras formas visuais. Isso aumentará a sua capacidade criativa.

4. Ajuda a se manter no presente: A interação entre os alunos, o compartilhamento de brincadeiras e outros materiais, consegue manter os 5 sentidos da criança autista no momento presente. Eles tendem a ter uma hipersensibilidade nos sentidos, ou seja, podem sentir uma roupa que causa desconforto porque dá coceira extrema, outra exemplo, é quando eles ficam irritados com um som quase imperceptível pela a maioria. Quando se consegue mantê-los no presente, os 5 sentidos ficam focados na ação e a sensação de satisfação amplia. Isso diminui a hipersensibilidade.

5. Melhora o sistema nervoso: Para melhorar as conexões neurais inclua a leitura regular na sua rotina e exercícios físicos, isso ajuda adultos, crianças e idosos, em qualquer condição física ou mental. O transtorno afeta o sistema nervoso. Logo, incentivar essas crianças a fazerem outras coisas fora da escola é fundamental como, por exemplo, ler em inglês, aprender cores e numerais, isso pode ser feito através de imagens.

André Brito é diretor do CILCO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: