Anápolis promove Seminário de Inclusão

Encontro contou com a participação de representantes de 46 municípios que fazem parte da regional de Anápolis

Com o objetivo de garantir a capacitação de professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Educação, promove o Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores do Município – Pólo Anápolis e Municípios de Abrangência. A programação aconteceu de segunda-feira, 10, até sexta-feira, 14, no Estância Park Hotel. Com abertura do prefeito Antônio Gomide.

O encontro contou com a participação de mais de 120 representantes de 46 municípios que fazem parte da regional de Anápolis, entre os quais, Cidade Ocidental, que enviou dois representantes: André Brito, Orientador Educacional e Maria Neusa, do DEIPD/Secretaria de Educação e Cultura. Dentro dos debates, foram levantados temas como, por exemplo, Políticas Educacionais para a Juventude, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos.

O encontro contribui para a implementação do Programa de Educação Inclusiva Direito à Diversidade. A iniciativa atua para constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos, com enfoque na formação continuada de gestores, professores, cuidadores, professores especializados e demais envolvidos no processo de inclusão.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, explicou que o seminário é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada do Ministério da Educação (MEC) com o planejamento da equipe da Educação de Anápolis. “Consideramos os pontos básicos da diversidade para elaborar os temas das palestras e vamos trabalhar durante toda a semana sobre as diferenças etnicorraciais, crianças com necessidades especiais, e a educação para jovens e adultos que é uma demanda muito séria. É um desafio muito grande trabalhar com a educação inclusiva e fazer com que as pessoas sejam acolhidas e aprendam todo o conteúdo”, disse.

Para o prefeito Antônio Gomide, o encontro contribui com o processo educacional criado no município. “Temos feito da educação um pilar da nossa administração porque entendemos que para ter uma cidade melhor é preciso preparar nossos jovens. Em um evento como esse saímos fortalecidos para garantir a qualidade dos nossos serviços e enfrentamos desafios de uma maneira diferenciada. É um investimento não só para os professores, mas para Anápolis e todas as cidades que separam esse tempo para esse aperfeiçoamento”, disse.

Abaixo, alguns dos temas abordados no Seminário Regional da Educação:

• Políticas Educacionais para a Juventude – Carmem Lúcia Teixeira
• Educação de Jovens e Adultos – Carmem Lúcia Teixeira
• Relações de Gêneros e Diversidade Sexual na Escola – José Estevão
• Educação Ambiental
• Direito da Criança e do Adolescente
• Educação em Direitos Humanos – Aurélio Pedrosa

Fonte: http://www.anapolis.go.gov.br/portal/multimidia/noticias/ver/prefeitura-promove-seminairioregional-para-implementar-programa-de-educaasapo-inclusiva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: