Lincoln (resenha)

lincolnposterO livro “Lincoln” conta a importante trajetória dentro do cenário político do 16º presidente americano. Conhecido principalmente por ter abolido a escravatura naquele país, que outrora era composto por 13 colônias, Lincoln foi um presidente carismático. Desde o inicio, a autora deixa claro que não é essa a proposta e sim a abordagem mais detalhada dos trâmites que o levaram a sentar na cadeira que antes era ocupada por James Buchanan, que segundo a autora tem um fim de governo apático e não concorria a reeleição.

O líder do antigo partido Whig, mas que seria candidato pelo Partido Republicano, Lincoln, começa de maneira tímida, quase como um azarão, mas ganha de maneira sensacional as prévias do partido, derrubando grandes nomes importantes, que embora rivais, logo faria parte de seu governo, pois, Lincoln os considerava altamente capazes e tinham como interesse o bem da nação, segundo sua avaliação, o que justifica o subtítulo da edição original: Team Of Rivals.

A Guerra Civil começa antes da posse de Lincoln, mas os motivos que levaram alguns estados do sul a declararem independência frente à União, formando a Confederação dos Estados do Sul, foi exatamente a vitória de um candidato que tinha um discurso anti-escravagista que apontava para um futuro desagradável para os estados escravocratas. Sua vitória precipitou a guerra e antes mesmo de sua posse, o presidente teve que enfrentar uma guerra que culminaria que milhares de mortos.

A Proclamação da Emancipação de Lincoln, em 1863, três anos após sua posse poria fim à escravidão no continente norte-americano e lançando os estados do sul na ilegalidade. Pelos seus ideais de liberdade e progresso, Abraham Lincoln seria morto por um fanático sulista em 15 de abril de 1865, um após sua reeleição.

O livro ratifica a posição de Lincoln como um político extremamente hábil e um grande estadista, figurando no imaginário popular americano como um grande ícone da democracia, tanto americana quanto mundial.

  • Editora: Record
  • Doris Kearns Goodwin
  • Ano Edição: 2013
  • Número Edição: 1
  • Qtde. Páginas: 322
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: