Carcereiros, de Drauzio Varella (RESENHA)

carcereirosO mais recente livro de Drauzio Varella é bom. Não tão bom quanto Estação Carandiru, que, diga-se de passagem, é anos-luz melhor do que o filme Carandiru. Alíás, sempre prefiro os livros aos filmes.

Em Carcereiros, o doutor Drauzio relata seu relacionamento com aqueles que são responsáveis por “guardar” os criminosos nas cadeias. Mostra o lado sujo da profissão. Mostra também as agruras e perigos pelos quais esses profissionais são obrigados a enfrentar ao aceitarem o encargo de domar as feras que são enjauladas pelo Estado.

Carcereiros não tem o grande trunfo de Estação, a linguagem povoada de gírias dos presos, que Varella optou por manter, a fim de dar autenticidade à narrativa e que funciona muito bem. Mas o livro mais novo de Varella traz reflexões sobre o caos que é o sistema prisional e conhecemos um doutor mais humano, que não se faz de rogado em pronunciar alguns palavrões e contar algumas histórias engraçadas passadas por ele e por aqueles que aprendeu a admirar.

Com a leitura de Carcereiros, desfaz-se aquela dúvida que o leitor pudesse ter sobre a possível admiração de Varella em relação aos presidiários que pudesse ter se formado após Estação. O doutor não aprova a conduta dos presos, mas sente-se compadecido em relação a algumas situações injustas. Mas não deixa de tecer algumas criticas, tanto ao sistema, quanto ao distorcido código de ética dos presos, que punem com a morte as faltas dos companheiros de cela, muitas delas, banais aos nossos olhos.

Carcereiros é o segundo livro da Trilogia Carandiru. O livro chegou às livrarias no dia 1º de outubro de 2012, um dia antes de o massacre do Carandiru completar duas décadas. Para completar a trilogia, Drauzio irá lançar em breve o livro “Presidiárias”, que contará histórias de detentas da Penitenciária Feminina de São Paulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: