Discoteca Básica – Original Gueto

Entre uma sacudida e outra no gueto, cinco mil CDs foram vendidos

Tidos como os primeiros a gravar um disco em Cidade Ocidental, o grupo Original Gueto, que tinha em sua formação os rappers Cláudio Chandelle, DJ Junio, Kall, Márcia e Ordep, lançou seu registro fonográfico  “Sacudindo o Gueto” em 1997.

Com letras fortes, de temática urbana, trazia em seu conteúdo, desabafos típicos da Geração Rap de Brasília, claramente influenciada pelos rappers americanos da Costa Oeste dos Steites. Snoop Dogg, Dr Dre e Eazy E, apenas para ficar entre os mais famosos, ditavam as tendências líricas no resto do mundão negro e periférico dos subúrbios.

Após quase uma década dançando Break, membros do grupo Grand Masters Dance resolvem escrever letras e cantar Rap. O resultado foram dois discos. Embora poucos em Cidade Ocidental dessem o devido crédito a esse fato inédito, o OG tinha bastante repercussão nas rádios e shows do DF, chegando a cantar para quase 5 mil pessoas em evento de natal na Rodoviária do Plano Piloto, patrocinado pela extinta Redley Records.

O CD tem participações interessantes de músicos da Cidade. Cláudio Batata, do extinto grupo Afro Negro Abadá, participa dos vocais na música “Chama de Uma Vela” e “Oração”, última faixa do disco, que teve 5 mil cópias comercializadas, segundo Chandelle.

“Dona Viola” é de longe uma das melhores músicas, pois faz analogia entre o mundo real e o fictício, onde transforma a “Violência” em uma pessoa de carne e osso, “Dona Viola”, criando um eufemismo inédito e jamais explorado novamente no Rap Nacional.

Outra grande música é a terceira faixa “Véi”. Batidas sincopadas, emprestadas de “Friends” do grupo Whodini, coro de várias pessoas no refrão, esse som imortalizou a gíria tipicamente brasiliense “véi” (ou “velho”), usada para designar os “manos”. Mas o que marca realmente é a produção do DJ Raffa, utilizando os recursos tecnológicos da época, à disposição dos Rappers de Brasília, em um período bem mais criativo para o Rap do que hoje.

Está previsto para esse ano, um coletânea com os clássicos do Rap de Brasília, que incluirão novas versões de “Véi” e “Dona Viola” pela Marolla Discos, gravadora do DF que conta com vários Rappers em seu cast. Não percam!

Veja o clipe de “Véi” ou aqui

Confira abaixo as músicas do CD na íntegra. É só clicar e baixar.
Quem quiser adquirir o CD, entre em contato conosco, é só comentar.
Sacudindo o Gueto

1 – A Chama de Uma Vela
2 – Nada a Perder
3 – Véi
4 – O Julgamento
5 – A Firma
6 – Dona Viola
7 – Terra Sem Lei
8 – Valor de um Sentimento
9 – Na Carta Dizia
10 – A Pedra Preta
11 – A Firma (Verso Original) Part. Kabala
12 – O Desafio

Publicado originalmente no Jornal Ocidental de maio de 2010

Anúncios

2 comentários em “Discoteca Básica – Original Gueto

Adicione o seu

  1. André,
    Acho q vc deveria concorrer à próxima edição do BIG BROTHER. Vc é mto cabeça cara. É cabeça jovem. É cabeça Brasil e Brazil. Professor de inglês, antenado, engajado na causa… é o porta voz do gueto e quem pode levar asas (orientação) para as pessoas menos esclarecidas. Sou seu fã. Votaria em vc para ganhar 1 MILHÃO DE REAIS. Vou lançar uma campanha. QUEREMOS THE PROFESSOR NO BIG BROTHER. Yes, we can!!
    Larry

    Curtir

    1. Valeu Larry.
      Vou pensar a respeito, mas acho que não daria muito certo, pois ficaria muito tempo longe das pessoas que gosto e admiro, afinal de contas meu “combustível” para escrever é justamente a convivência com essas pessoas cotidianas. Não sei se “1 milhão” compensaria isso (na verdade compensaria! kkkk)
      Também sou um grande fã seu cara: humilde, lutador, não esquece as amizades e reconhece os talentos (lembro que tentou me colocar como locutor na Rodoviária, achei o máximo).
      Abraços e sucesso sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: