Discoteca Básica – Câmbio Negro

Sub-raça, é a PQP!

Cambio Negro - Sub RaçaLançado em 1993, ainda em LP, o disco Sub-Raça, é considerado  um marco na história do Rap Nacional.
Formado por “X” e DJ Jamaika,   o Câmbio Negro surpreendeu com as letras contundentes que influenciariam dezenas de outros rappers.
“Careca sim e Daí” com sampler da música Monster Crack, de Kool Moe Dee, mostra uma letra pagadora de sapo, bem ao estilo Rap, onde X populariza de vez a expressão “Véi”, típica da Capital Federal. Direcionada sistematicamente aos bodinhos, era cantada nos bailes até pelos próprios playboys. Acha irônico?
Mas não só de críticas aos ricos  eram feitas as músicas do disco. “Que Irmão é Você” chama a atenção para aquele mano que desanda e merece, segundo a ótica da periferia, levar um “sacode” pela conduta errada. Povoada por samplers de Thaide e Racionais, a base lembra aqueles funks dos anos 1970, suingada e sincopada, com baixos poderosos e suaves.
Fechando a trilogia inicial de apresentação, esculhambação dos manos errados e exaltação à periferia “Que se Fodam Vocês”  não é o que parece ao ler o título. Conta o dia a dia na periferia do jovem negro, mas também é um lamento vindo direto das senzalas urbanas, mas que no fim, dá as costas à sociedade opressora e vai viver a vida.
Mas ainda dentro desse espirito de revolta negra, sem dúvida a melhor música é a faixa título do LP. “Sub-Raça” parte daquele principio racista que Hitler, personificado por uma voz feminina, chama os negros ou simplesmente todos que moram em favelas de sub humanos. Mas na verdade, sub-raça, é a PQP!  (AB)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: