Show dos Racionais MC’s em Brasilia

Que o grupo Racionais MC’s é referência no cenário do Rap Nacional disso não há dúvida. O grupo, desde a sua estréia no distante ano de 1988 na coletânea Consciência Black e depois lançando seu disco de estréia Holocausto Urbano em 1990, mostrou ao País uma vertente até então pouco praticada no rap brasileiro: a da critica social através de rimas bem elaboradas.

Desde então muitos grupos tem surgido, sob forte influência de Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e do simpático e habilidoso DJ KL Jay.

Desses muitos, a maioria sempre se pautou em imitar toscamente o estilo de Mano Brown. Falar sério e forte, sem medo de errar. Mas isso é assunto para outro post.

O papo aqui é sobre o show de sábado, 26 de outubro. Começando com atraso, às 22h40, sob forte esquema de segurança, onde até os artistas que se apresentariam antes, sofreram revista minuciosa, indignando alguns, o show seguiu sem maiores atropelos.

Sem nenhum registro de ocorrência, o show teve o DJ Ocimar abrindo os trabalhos, com um boa seleção de clássicos das antigas, intercalados com músicas novas e após sofrer uma reprimenda nada elegante do organizador do evento, dado o atraso.

Mas nada que comprometesse o sucesso do evento. Ocimar dominou as pick ups com quem trata um bichinho de estimação: com carinho o animal obedece todos os seus comandos.

Outros Djs se sucederam no comando dos toca-discos, entre eles o Dj Nelson Ramos, morador do Gama, que fez uma bela seleção de rap nacional com clássicos do estilo e versões exclusivas, animando a galera.

Depois foi a vez dos grupos
Com uma apresentação impecável, o grupo Voz Sem Medo, do DJ e empresário Marola, aproveitou para colher imagens para o seu primeiro DVD, dirigido por Claudio Chandelle, autor de muitos clipes de rap em Brasilia.

Mano Brown entra em cena. Agitando a galera com seu discurso afiado que lembra apresentações do rapper Chuck D, do lendário grupo Public Enemy, no inicio dos anos 1990.

Tá Na Chuva - disco novo do Racionais
Tá Na Chuva - disco novo do Racionais

Entre musicas novas do último disco “Tá na Chuva”, (download do álbum, clique na imagem) os Racionais MCs estavam visivelmente impressionados com a receptividade do público brasiliense, que tentava registrar o show com celulares, cameras digitais e outros apetrechos tecnológicos.

Em dado momento, um fã escala as caixas de som e invade o palco para abraçar os ídolos e é dominado pelos seguranças que povoavam o palco. Apenas o palco.

Fato que me lembrou o ano de 1988, quando estive no show do Legião Urbana no estádio Mané Garrincha: um louco sobe e agarra Renato Russo. O resto é história.

Gravação do DVD do Voz Sem Medo
Gravação do DVD do Voz Sem Medo
Gravação do DVD - Voz Sem Medo
Gravação do DVD - Voz Sem Medo
Mano Brown fez um show memorável
Mano Brown fez um show memorável
Anúncios

5 comentários em “Show dos Racionais MC’s em Brasilia

Adicione o seu

  1. EU TIVE A OPORTUNIDADE DE SAIR DO TRAMPO POR VOLTA D 1 HORA DA MANHA, SAI DIRETO PRO SHOW NA HORA Q CHEGUEI NA FRENTE VELHO,CARALHO UMA AGONIA DA PORRA PRA ENTRA, PORQUE OS CARA AINDA NAO TINHA SUBIDO NO PALCO TRINTAO O INGRESSO N DEU OUTRA.QUANDO VC ENTRA E VE AQUELA MULTIDAO MULEQUE É MUITO LOKO CHEGUEI NA H DO VOZ SEM MEDO.DAI APOUCO QUEM,RACIONAIS AGALERA PIRA VELHO O MASSA D TUDO É VC FICAR PERTO DO PALCO ACOMPANHADO AS LETRA, MAIS AI O BAGULHO FOI DOIDO MULEQUE, 100COMENTARIOS O BROWN DANDO ALTAS IDEAIS A GAERA PIRA,VALEU UM ABRÇO AI PRA VCS ICE BLU, KL JAY, ED ROK MANDA PRA CARALHO, AI MANO BROWN SEM PALAVRAS É NOÍS E DEPOIS É NOÍS D NOVO NESSA PORRA AHAHAHAHAH PODE CRE….O BAILE FOI LOKO.

    Curtir

  2. olá adorei o video muito loko

    gostaria q me informassem se é verdade q o racionais virá na minha cidade Sinop no mato grosso pq estão comentando

    Flwwwwwwww

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: